A IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA

Dentro da Biologia é importante ressaltar a importância da Genética. O estudo das leis de Mendel é o início de um aprendizado fundamental na escolarização.

Uma vez feito o embasamento na Citologia, apresentando como elementos do núcleo celular os cromossomos, e tratando da sua formação a partir do DNA, pode-se ampliar o conhecimento sobre a estrutura da fita de DNA e RNA. Também é possível tratar dos processos de autoduplicação e formação do RNA a partir do DNA.

Com esse conhecimento prévio podem ser apresentados os estudos introdutórios da Genética que versarão sobre a variabilidade das espécies, transmissão de características e mutações, entre outros. Vale nesse momento uma revisão dos estudos sobre Evolução e o Neo-Darwinismo.

Além das Leis de Mendel é fundamental tratar dos casos específicos de codominância, alelos múltiplos, herança quantitativa e epistasia. O tópico sobre genes sexuais e anomalias também rende muitas aulas e apresentações interessantes.

Talvez, a parte mais inovadora do estudo da Genética seja a que aborda o estudo do genoma humano e as pesquisas com clonagem e alteração genética de espécies. Pode-se inclusive fazer um elo importante com as questões dos alimentos transgênicos e do porquê da ampla discussão sobre o tema. Uma visita a um centro de trabalho com genética aplicada em universidades ou empresas privadas pode ser bastante estimulante.

Algumas escolas chegam inclusive a abordar as questões genéticas em relação a posturas religiosas, mostrando a implicação do avanço da Ciência sobre o comportamento humano.

Não se deve esquecer a ampla variedade de material audiovisual disponível na internet e que pode ilustrar facilmente uma aula expositiva. A dica vale tanto para professores como para estudantes em seus trabalhos e apresentações em grupo.