A GEOGRAFIA DO MUNDO REAL

a geografia do mundo real

Revendo livros de Geografia dos anos 1960 aos anos 2000 nota-se um esforço grandioso em transmitir informações sobre nosso planeta com total apoio da narrativa descritiva. Salvo raríssimas imagens distorcidas e muitos mapas, os livros de Geografia eram compêndios enfadonhos de uma Ciência quase mística.

O uso dos Atlas e mapas nas lousas complementavam as aulas expositivas e, a todo momento, os professores dessa época necessitavam contar com o potencial imagético dos estudantes.

A apresentação dos tópicos geográficos incluíam o estudo do Universo, da Terra, dos elementos da paisagem e avançavam para duas frentes maiores: o estudo dos continentes e o estudo do espaço geográfico brasileiro.  Tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio atuais essa sistematização continua existindo.

Apesar das revolucionárias possibilidades trazidas pela informatização e pela internet nos últimos 20 anos, pouca coisa mudou no dia a dia das aulas de Geografia e isso é preocupante.

Mesmo com uma ênfase diversificada para questões contemporâneas, englobando ecossustentabilidade, aspectos político-econômicos, estudos interdisciplinares do meio e preocupação maior com aspectos humanos, a Geografia ainda ignora aspectos relevantes e importantíssimos quando se fala em percepção da paisagem : o turismo, a urbanização e arquitetura.

Poucos são os professores e as escolas que abrem perspectivas para o estudo do “espaço geográfico” e seus aspectos marcantes.

Com as ferramentas da atualidade finalmente se consegue aproximar a Geografia de um estudo amplamente apoiado na percepção espacial. A exploração dos biomas e das paisagens rurais e urbanas ganha infinitas possibilidades com aplicativos como google-earth ou o google maps acessíveis até mesmo por celulares.

Mesmo os enfadonhos powerpoints podem ganhar dinamismo com vídeos ou links dinâmicos apresentados pelos professores ou pelos estudantes em seminários expositivos. Existem reportagens, filmes, longas e curtas que abordam quase todos os temas de interesse da geografia e que podem ser de grande valia na dinâmica da aula e também do estudo individualizado de cada aluno.