ATENÇÃO PARA O DESENHO GEOMÉTRICO

Desenho Geométrico

Embora a Matemática do Ensino Fundamental englobe conceitos fundamentais do Desenho Geométrico, seria muito importante poder recriar na grade curricular, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, espaço para esta disciplina de modo autônomo.

O Desenho Geométrico trabalha a espacialidade, a proporcionalidade e o manuseio correto de diversos instrumentos como réguas, compassos, esquadros e transferidores de ângulos. A construção geométrica, que pode ser de polígonos, circunferências, elipses, hipérboles e parábolas, é um dos temas que tem grande importância para a capacitação dos estudante em ciências afins e também serve de referencial ao trabalho paralelo informatizado.

A determinação de lugares geométricos e o sistema de projeções ortogonais são fundamentais para a orientação em eixos, habilidade cada vez mais exigida na realidade virtual e em profissões diversas, da Engenharia à Medicina Estética.

Infelizmente, são poucas as escolas regulares que dedicam ao Desenho Geométrico uma atenção especial e desta forma, muitos estudantes chegam ao Ensino Superior, em carreiras que supõem um conhecimento prévio sobre o tema, sem dominar os conceitos geométricos básicos e sem prática com processos e instrumentos de desenho de precisão. A lacuna provoca atraso na abordagem de novos tópicos e se reflete em disciplinas diversas.

Até mesmo para a formação artística o Desenho Geométrico é imprescindível já que fornece diretrizes para o desenho livre, seja ele em perspectiva, em vistas ou numa simples composição de formas.

O envolvimento do estudante com o Desenho Geométrico deve se iniciar nos primeiros anos da escolarização, no momento em que ele experimenta a representação do mundo, seja no ato de desenhar, de construir brinquedos, modelos ou maquetes. Na percepção da natureza também devem ser estudados paralelos com as formas e construções geométricas.

Mesmo implícito, os conteúdos da disciplina fazem parte dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e podem ser exigidos em vestibulares. Muitos problemas de Álgebra podem encontrar na Geometria um caminho para uma resolução mais rápida e de melhor compreensão.