A ESTRUTURA DA ANÁLISE SINTÁTICA

análise sintática

No estudo da gramática há um tópico que, em geral, se converte num pesadelo para os estudantes a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, a Análise Sintática. Tal sentimento surge pelo fato de que não há uma compreensão clara de para que ela serve assim como não ficam claros caminhos para entender como a análise deve ser feita.

Enquanto a Análise Morfológica trata da classificação das palavras dentro das classes gramaticais, a Análise Sintática cuida do papel desempenhado pela palavra na estrutura do período.

Assim sendo, na Morfologia as palavras são agrupadas em 10 classes gramaticais: os substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, artigos, numerais, preposições, conjunções, advérbios e interjeições, sendo que há um grupo pequeno de palavras com classificação à parte chamadas de palavras denotativas. Salvo uma ou outra exceção, as palavras como as conhecemos recebem uma classificação morfológica fixa, fato que não corre na Análise Sintática.

Na sintaxe a classificação obedece a uma estruturação e a uma hierarquia. Para começar há a necessidade de o professor esclarecer a diferença entre frase, oração e período. Em seguida explicar que no período simples ou oração há termos essenciais (sujeito e predicado), termos integrantes (objetos, predicativos e complementos) e termos acessórios (adjuntos, aposto e vocativo). A partir disso parte-se para cada um dos tipos de termos com suas especificidades.

A Análise Sintática pode ser feita com esquemas, com tabelas ou simplesmente com lista dos termos, não há um único meio exclusivo de realizá-la.

O importante é mostrar que pela análise e principalmente pela classificação da predicação verbal o estudante vai poder justificar a regência e a concordância dos termos em redações de textos no futuro.

A sintaxe é estudada em quase todas as línguas e segue o mesmo roteiro de análise de orações, partindo da identificação das partes até suas especificidades.

É importante que o professor apresente o estudo dos períodos compostos logo em seguida para facilitar o estudo das ditas Orações Subordinadas e Coordenadas.