O elemento lúdico é fundamental no processo do aprendizado. Brincar sozinho ou com outros estimula nas crianças diversas características importantes do amadurecimento e da socialização. Nenhum outro brinquedo traz tantas possibilidades de aprendizado e interação como os blocos de armar e montar. Mais especificamente os tijolos Lego são exemplo claro disso.
As possibilidades do aprendizado vão além das questões matemáticas que se percebem logo à vista pela necessidade da compreensão do encaixe das peças. Os jogos de armar estimulam a criatividade, permitem copiar a realidade e intervir nela. As noções de escala e proporção vão sendo estimuladas gradativamente.
Foi com essa percepção que os fabricantes do “Lego” desenvolveram materiais específicos para o uso em escolas. Os kits vão de peças básicas, coloridas e grandes para o Ensino Infantil a complicados conjuntos de motores, engrenagens e conectores robotizados para o Ensino Fundamental e Médio.
Existem conjuntos de peças que tratam de noções de urbanização, cadeia produtiva, seletividade de lixo entre outros, sendo possível apoiar qualquer conteúdo em aulas expositivas e práticas.
A Lego Educacional está presente em mais de 100 países e renova constantemente seus kits e materiais para dar apoio ao sistema de ensino público e privado.
Mesmo sem essa possibilidade institucionalizada, professores e estudantes podem fazer uso dos blocos de armar no cotidiano, seja para ilustrar trabalhos de forma tridimensional, para representar quantidades, átomos, moléculas, linhas do tempo e um sem fim de situações na dinâmica escolar.
Vale lembrar que um feito incrível é estimular o desenvolvimento do próprio brinquedo, como ocorre em algumas escolas que desafiam seus alunos a criarem, com sucata ou materiais básicos, seus próprios blocos de armar modulares.