O RACIOCÍNIO LÓGICO E A MATEMÁTICA

Muitos editais de concursos públicos separam o Raciocínio Lógico das noções de Matemática, Em realidade, os conteúdos explorados pelos dois campos são complementares em diversos aspectos.

Nas ditas noções de Matemática elencam-se estudos relativos aos conjuntos numéricos, as quatro operações fundamentais, equações de primeiro e segundo grau, sistemas, noções de geometria plana e espacial além de problemas gerais envolvendo os temas citados.Separadamente, no Raciocínio Lógico, incluem-se estudos sobre tabelas verdade, lógica de argumentação, e problemas relacionados ao estudo de conjuntos e análise combinatória, incluindo questões de probabilidade e até mesmo de progressões e estatística.

Em realidade, a Lógica Matemática é uma subárea da Matemática e está mais próxima da aplicação de propriedades e teoremas em situações práticas envolvendo quantidades e desafios. Não se deve confundir com o estudo da Lógica pura que remonta à Filosofia.

Apesar de terem princípios diferentes, os campos da Matemática e do Raciocínio Lógico guardam alguns pontos em comum, fato que, aos olhos leigos, não permite separar em questões de concursos um ou outro tema.

Também não é certo dizer que todo problema matemático é de raciocínio lógico ou vice-versa. Na escolarização básica muitas vezes são estimulados o raciocínio com cálculos mentais, o raciocínio por uso de propriedades compreendidas previamente e a resolução de problemas com auxílio de ferramentas matemáticas. Cada situação tem seu momento.