TEMPOS VERBAIS

Você saberia conjugar o verbo cantar na segunda pessoa do plural do Pretérito Mais-que-perfeito composto do Subjuntivo? Infelizmente a grande maioria da população não saberia já que a conjugação verbal vem sendo esquecida pelos guias curriculares no Ensino Fundamental.

Parece incrível, mas muitos professores de Língua Portuguesa, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, não consideram relevante a conjugação verbal completa dos verbos regulares. Muitos eliminam as segundas pessoas (Tu e Vós), outros não exigem conhecimento dos três tipos de pretérito do Modo Indicativo, eliminando o Pretérito Mais-que-perfeito e outros tantos sobrevoam as conjugações do Modo Subjuntivo.

Que dizer da formação do Imperativo! Poucos são os estudantes que sabem como se dá a formação das desinências nesse modo. Estudar a conjugação dos verbos irregulares e defectivos é outro preciosismo abandonado. Falar em tempos compostos então é exigir demais.

Fato é que há muito tempo houve uma valorização da oralidade da Língua Portuguesa em detrimento ao estudo normativo gramatical classificatório (morfológico). Muitos defendem que a comunicação está acima de tudo e, assim sendo, expressões como nós vai ou a gente sabemos estariam corretas.

A língua se empobrece cada vez mais e se nos anos de formação do Ensino Fundamental não se exigir um estudo mais profundo de aspectos como a conjugação verbal não atingiremos nenhuma meta de excelência na educação com os estudantes que concluem o Ensino Médio.

Curioso é o fato de que no estudo de outras línguas como o Inglês, Espanhol ou Francês a insistência no estudo gramatical dos tempos verbais simples e compostos é base do aprendizado.

Ao assistir um telejornal de qualquer país de língua espanhola nota-se que, independente da classe social dos personagens entrevistados ou retratados, há perfeição gramatical na expressão oral. Verbos bem conjugados e concordâncias perfeitas.

Pais, exijam dos professores de seus filhos que se intensifique o estudo dos tempos verbais, mantendo viva a Língua Portuguesa.

A propósito, o verbo cantar na segunda pessoa do plural do Pretérito Mais-que-perfeito composto do Subjuntivo é tivésseis cantado.