ESTUDANDO HISTÓRIA COM UMA LINHA DO TEMPO

Se pudéssemos abrir um jornal de abril de 1453, nos moldes dos jornais contemporâneos, seja em papel ou nas versões da internet, quais seriam as manchetes? Apesar de absurda, a proposta serve de reflexão para que os alunos, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio tenham uma ideia de que a História não é um amontoado de fatos estanques, constituindo na realidade uma Ciência dinâmica desde suas origens.

Numa aula particular de História a criação de uma linha do tempo, mesmo que bem simplificada, é a base para situar o período a ser analisado. Um panorama dos fatos em paralelo aos assuntos a serem aprofundados é fundamental na contextualização do todo.

Para o professor particular, mesmo que o tema da aula seja definido sem prévio aviso, existem recursos na internet de grande auxílio. Há inúmeras páginas com linhas do tempo, algumas inclusive ilustradas.

Quando se fala em linha do tempo, não se quer defender uma mera memorização de datas, significa associar épocas aos fatos acontecidos. Algumas datas porém, devem ser guardadas, seja pela relevância na mudança de governos, pela ocorrência de guerras ou revoluções.

Recentemente, circulou pelas redes sociais uma time-line dinâmica da variação da população das maiores cidades do mundo entre 1400 e os dias atuais. A animação em forma de linhas em crescimento foi fantástica e de grande valia para mostrar como Veneza e Amsterdã tiveram sua relevância na Idade Moderna e como Londres e Nova York representam bem as mudanças das Revoluções Industriais na urbanização.

A dinâmica da aula particular no método Entenda Bem associa o lúdico a todo tipo de estudo, assim  sendo o trabalho com imagens e videos é fundamental. O professor ensina ao aluno como pesquisar por palavras-chave sites e apresentações já existentes que podem auxiliá-lo com o estudo posterior complementar à aula.

Reforça-se a importância das fontes históricas como bases do estudo, da mesma forma que o foram na consolidação dos trabalhos já realizados pelos pesquisadores e historiadores que hoje nos fornecem as informações registradas nos livros e sites.