A FÍSICA E AS FÓRMULAS

a física e as fórmulas

Ao estudar os fenômenos naturais não ligados diretamente aos seres vivos, a Física aborda relações matemáticas descobertas por seus pesquisadores, daí a relação direta entre a Física e as fórmulas.

Newton, Kepler, Einstein e Coulomb, entre outros, contribuíram com a descoberta das relações de proporcionalidade entre grandezas envolvidas nos fenômenos naturais. Para tanto, registraram essa proporcionalidade de forma abreviada.

Falar para o estudante que ele não usará fórmulas e que deverá aprender o conceito por trás das mesmas significa que a intenção do estudo desta Ciência é acompanhar os estudos de cada pesquisador de forma resumida e experimentar suas conclusões na forma de exercícios e problemas. Mas fato é que o estudante usará muitas e muitas fórmulas para conhecer de perto a Cinemática, a Calorimetria, a Óptica ou a Eletrodinâmica.

Muitas escolas e alguns professores defendem a memorização dessas fórmulas, outros não, fornecendo a cada exame um completo formulário. De uma maneira ou de outra o que se deve deixar claro ao estudante é como aplicar essas fórmulas, como descobrir numa situação problema as variáveis e suas quantidades.

Outro fato importante no mundo da Física são as unidades de medida e suas transformações. Não adianta a resolução complexa de um exercício se, ao final, o valor informado não apresentar uma unidade de medida relativa à sua grandeza física retratada.

A relação da Física e as fórmulas acaba por esvaziar nas escolas uma ciência que deveria ser de aprofundamento teórico. Em geral, os livros didáticos dividem os fenômenos da natureza em tópicos, apresentam apenas os expoentes da pesquisa mais famosos e deixam de lado um lado histórico do desenvolvimento das descobertas.

Tão importante quanto a relação matemática que regula o fenômeno é o método usado pelo pesquisador para chegar até ela. Tanto em sala de aula como nos laboratórios de Física escolares são poucas as atividades de pesquisa, a maioria são de comprovação de fatos conhecidos.

A estreita relação da Física com a Matemática e a Química confunde os estudantes na origem de cada uma das ciências e, infelizmente, marca todas elas como disciplinas repletas de fórmulas sem sentido prático.